quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Futebol e Marketing: Coca é Tri.

Coca-Cola: a dona da bola
A briga pelo título do Campeonato Brasileiro 2008 continua duríssima! Quem será que leva o caneco este ano?
Entre os favoritos estão a Fiat, que busca o bicampeonato, a construtora Tenda e a Liquigás. Além, é claro, do líder isolado do torneio: o Banrisul. Certamente você nunca ouviu falar destes times, porém eles estão lá: entram em campo em todas as rodadas e contribuem para elevar o nível técnico do maior campeonato do país. Eles não marcam gols, mas injetam recursos em nossos clubes para que estes, quando bem administrados, montem elencos competitivos e mantenham os pagamentos em dia. Eles são os patrocinadores.
Este blog fez um levantamento sobre os times que já levantaram a taça desde a 1ª edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, a fim de pesquisar qual foi a marca que mais vezes apareceu no pôster do campeão, ao longo destes 37 anos de competição. E concluiu que ninguém tem mais títulos que a Coca-Cola: Tricampeã Brasileira. O primeiro veio em 1988, com o Bahia. No ano seguinte, o bi, com o Vasco de Sorato. O tri chegou em 1991, com o São Paulo.
Até 1983, os uniformes não levavam marcas de patrocinadores (provavelmente porque não havia o patrocínio de clubes à época, informação não-confirmada). O primeiro campeão, neste caso, foi o já extinto Banco Nacional, que ganhou o título de 1984 com o Fluminense.
Atrás da Coca-cola, que já há algum tempo deixou de patrocinar times de futebol, vem uma turma boa, todos com 2 títulos nacionais: Bombril (2002 e 2004, com o Santos), Petrobras (1987 e 1992, com o Flamengo), Parmalat (1993 e 1994, com o Palmeiras) e a atual bicampeã, a LG (2006 e 2007, com o São Paulo). Esta última com chances de igualar o recorde da Coca, se o tricolor paulista levar a taça este ano.
Nesta festa de times e marcas, talvez o caso mais esdrúxulo tenha sido o de 2000, quando o Vasco foi campeão estampando no jogo final a logo do SBT, empresa de comunicação do Grupo Silvio Santos, tudo por causa de uma eterna rixa entre o ex-presidente do clube, Eurico Miranda, e a Rede Globo, que transmitiu a partida.
 
Vasco e Coca-cola, bicampeões brasileiros em 1989.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker