Um exemplo: ano passado, Desejo e Reparação, Onde os Fracos Não Têm Vez e O Escafandro e a Borboleta levaram, cada um, dois globos. Desejo... ganhou o de Melhor Filme e Trilha Sonora, Onde os Fracos... o de Melhor Ator Coadjuvante e Roteiro, e O Escafandro... o de Melhor Direção e Filme Estrangeiro. Os três principais prêmios (Direção, Roteiro e Filme Dramático) foram pulverizados em 2008. Desta vez, ao contrário, os troféus se concentraram em um só título.
O segundo nome mais vitorioso da noite, na realidade, não foi de um filme, mas de uma atriz: Kate Winslet. Ela levou o globo de Melhor Atriz por Foi Apenas um Sonho e o de Atriz Coadjuvante por The Reader. Fiquei particularmente feliz pelo sucesso de Kate. Ela é uma ótima atriz e quase todo o ano recebia uma indicação. Ao todo, foram cinco indicações ao Globo de Ouro e outras cinco ao Oscar; nenhuma vitória. Parece que este ano a HFPA decidiu quitar sua dívida com Winslet, dando-lhe dois globos de uma vez só. Resta saber se a Academia vai fazer o mesmo.
Outros filmes premiados foram: Simplesmente Feliz (Melhor Atriz Cômica para Sally Hawkins), Na Mira do Chefe (Melhor Ator Cômico para Colin Farrell), O Lutador (Melhor Ator Dramático para Mickey Rourke e Melhor Canção Original para Bruce Springsteen), O Cavaleiro das Trevas (Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger) e, finalmente, Vicky Cristina Barcelona (Melhor Filme Cômico).
O prêmio para Ledger é justo, já o de Rourke... não sei. Tenho que concordar com Rubens Ewald Filho - cuja tradução simultânea é quase sempre desastrosa e mais atrapalha do que ajuda -, Mickey Rourke foi ele próprio em O Lutador. Creio que Sean Penn deve ter tido uma atuação mais brilhante em Milk do que seu concorrente. Mas Penn, para variar, sequer compareceu ao Beverly Hilton.
A propósito, tivemos muitas ausências no Globo de Ouro. Woody Allen também não apareceu, o que também não é nenhuma surpresa. Seu filme levou a melhor entre os cômicos. Eu havia apostado em Queime Depois de Ler. Vicky Cristina... é ótimo e o pessoal da HFPA gosta de Allen. O problema dele é com a Academia. Continuo cético, porém menos do que antes: Vicky Cristina... pode até pintar em algumas categorias do Oscar, mas sairá de mãos abanando. A não ser que Penélope tome o que é seu de direito: uma estatueta pela fervorosa María Helena. Ela nunca esteve tão bem e merece algum prêmio pela atuação.
O Curioso Caso de Benjamin Button não viu a cor dos globos de ouro, mas certamente levará algumas estatuetas no Oscar, é fortíssimo candidato nas categorias técnicas: maquiagem, direção de arte, efeitos visuais... Quanto ao filme, não sei. Eu não daria. Mas não se esqueçam: algumas vezes a Academia não premia o melhor, premia o mais caro. (Sim, eu me refiro ao Oscar que Os Infiltrados tirou de Pequena Miss Sunshine!)
E ATENÇÃO: nesta 5a feira, dia 22, saem os indicados ao Oscar 2009! E é claro que eu não posso deixar de palpitar. Eis o meu Top 5: Slumdog Millionaire, The Reader, O Curioso Caso de Benjamin Button, Dúvida e Wall-E.
Vicky Cristina Barcelona corre por fora. Se Batman entrar no Top 5 ficarei muito desapontado. E esqueçam as minhas previsões para Filme Estrangeiro: nem Gomorra, nem I've Loved You so Long. O favorito é o israelense Waltz With Bashir.
Chega por hoje.
2 comentários:
já to baixando o filme!
acho q vou fazer uma cópia =p fiquei sabendo q o lançamento no circuito nacional está marcado para 06/03, duas semanas DEPOIS do Oscar! Espero muito q eles antecipem, ou façam uma pré-estreia antes do dia 22/02...
Postar um comentário