sábado, 21 de fevereiro de 2009

Claquete: Oscar e Carnaval

Antes de mais nada, desejo a todos vocês um ótimo Carnaval. Eu curto muito esta época do ano: a agitação dos blocos, os sambas inesquecíveis, as marchinhas, a irreverência dos foliões e o sol a pino para coroar a festa. Espero que o Salgueiro desencante dessa vez. O vice-campeonato em 2008 serviu para levantar a moral da escola, que andava baixa há alguns anos - embora a vermelho e branco da Tijuca sempre conseguisse sair no Desfile das Campeãs, ela nunca era cotada como favorita. Sempre era escalada para desfilar entre as primeiras escolas de domingo, o que é muito ruim. O lugar nobre é sempre o final dos desfiles, de preferência ser uma das três últimas a sair na segunda-feira. Palavra de quem acompanha os desfiles do Rio desde moleque, quando eu ficava em frente à TV torcendo para que meus pais aparecessem na avenida.
Agora vamos falar de Oscar. Amanhã, dia 22, tem festa também em Los Angeles. A fantasia é vestido longo para as moças e black-tie para os rapazes, que desfilarão pelo tapete vermelho até a entrada do grande teatro. Quem chega com toda a banca é o anglo-indiano "Quem Quer Ser um Milionário?", franco favorito ao prêmio de Melhor Filme, entre outros. Após arrebatar todos os 4 sindicatos (Actors, Directors, Producers e Writers), além do Globo de Ouro e do BAFTA, a confiança de Danny Boyle e do jovem elenco aumentou. Mas não pensem que será assim tão fácil. Existe uma pedra no meio do caminho, e ela se chama Benjamin Button.
Li há alguns meses, em matéria publicada pel'O Globo, que havia um movimento entre os estúdios e a Academia responsável pelo Oscar, de popularizar o evento. Os organizadores andavam preocupados com o baixo índice de audiência das últimas edições. A de 2008 teve o menor ibope da história. Muitos acreditam que o problema está nos filmes indicados, que, em sua maioria, não atraem o público, não lhe chamam a atenção, não lhe conquistam o coração e a mente. Evidentemente que estamos falando do grande público, da massa, da galera que vai ao cinema para se divertir ou se emocionar rasgadamente.
Daí começaram algumas especulações que me assustaram, como "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "Homem de Ferro", como supostos indicados a Melhor Filme (!). "Wall-E" também foi cogitado. No final das contas, saiu a lista e nenhuma grande surpresa apareceu. Vamos lá: temos uma super-mega-giga produção, como não pode faltar (Benjamin Button), dois filmes com tema doméstico - personagens da história americana (Frost/Nixon e Milk) e um drama-drama, que passeia pela 2ª Guerra Mundial e a questão nazista (O Leitor). Eu sei, falta um nesta relação. E é justamente o de maior apelo popular. "Milionário" preenche os requisitos que estúdios e Academia buscavam para fazer do Oscar deste ano um evento mais interessante ao grande público. E os preenche com louvor, pois não é apenas cativante, é também um bom filme no geral. Muito bom filme. Milionário tem pobreza,romance juvenil, ação, música, uma direção de cena dinâmica e muito bem realizada. No final, há ainda uma dança coletiva no melhor estilo "High School Musical"! Todo o elenco dança "Jai Ho", uma das canções indicadas ao Oscar. Enfim, creio que prevaleceu o bom-senso: o filme de Boyle é pop, e é muito bom.
Voltamos a nos falar depois da premiação. Apostas? Só arrisco duas: Heath Ledger como Coadjuvante e Wall-E como Melhor Animação. Mas creio que não teremos surpresas este ano.
A seguir, os trailers dos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme.
O Curioso Caso de Benjamin Button (13 indicações) Quem Quer Ser um Milionário? (10 indicações) Milk - A Voz da Igualdade (8 indicações) O Leitor (5 Indicações) Frost/Nixon (5 Indicações)

Um comentário:

 
eXTReMe Tracker