E eu não poderia deixar de postar uma Jukebox já que falamos em Burt Bacharach. Poucos artistas têm um repertório tão bom, tão tocado e cantado mundo afora como Burt. Vale dar os créditos também a Hal Davis, seu parceiro, autor da maioria das letras - uma delas, pelo menos, você sabe cantar, ainda que seja só um trecho.
Escolhi a minha preferida: Raindrops Keep Fallin' On My Head, que rendeu a Bacharach um de seus três Oscars. Pelo filme Butch Cassidy (1969), além de Melhor Canção, Burt também levou a estatueta na categoria de Melhor Trilha Sonora. No vídeo, a cena que se tornou clássica. Paul Newman, a bicicleta e as "gotas de chuva". O outro Oscar e os demais prêmios e indicações já faturados por esta fera, você confere aqui.
A versão mais conhecida é a de B.J. Thomas. É ela a versão original, que passou quatro semanas no topo da Billboard em 1970. Segundo a Wikipedia (acredite quem quiser), a música teve que ser gravada sete vezes, até que o pianista aprovasse o resultado.
Raindrops... também já foi trilha de mini-série ("O Quinto dos Infernos") e comercial de TV. Abaixo, o filme da Pfizer criado pela Fabraquinteiro é parte de sua campanha contra o cigarro, rodada em 2007. Gosto muito da peça, e mais ainda do que chamo de "conceito gestual": assim como o Itaú tem o seu "i" em forma de arroba, desenhado no ar, aqui os dedos que seguram o cigarro na boca também servem de tesoura, justamente para cortar o hábito.
Ah, o filme foi rodado inteiramente em Curitiba e a versão de Raindrops... criada para o comercial é interpretada por Zé Rodrigo.
Burt Bacharach tem 80 anos, 42 de carreira, casou-se 4 vezes e vai tocar no Rio neste fim de semana: de B.J. Thomas a Zé Rodrigo, todo mundo canta Burt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário