Para todos os publicitários, seja qual for a área de atuação, a notícia que Alexandre Zaghi Lemos nos traz (reproduzida abaixo, com adaptações) é para ser lida e relida. Números sobre o investimento publicitário global em mídia.
Já não é novidade dizer que os investimentos em publicidade na internet seguem crescendo a taxas bem acima da média das outras mídias, entretanto, estudo recente aponta que, em 2009, pela primeira vez, a mídia online ultrapassou as revistas no ranking global, atraindo investimentos de US$ 55 bilhões na soma de tudo que foi investido em todo o mundo. Com isso, a internet já é dona de 12,6% do bolo publicitário do planeta, ficando atrás apenas dos jornais, que ainda respondem por 23,1%, e da soberana televisão, que tem 39,4%. Agora as revistas aparecem em 4º lugar com 10,3%.
O resultado da soma de todas as mídias aponta uma queda global próxima de 10% no investimento publicitário feito em 2009 em todo o planeta. A projeção futura aponta ainda que, já em 2012, a mídia online, em sua escalada constante de crescimento, deverá se aproximar dos jornais que, por sua vez, não conseguem fazer sua arrecadação publicitária parar de cair. A previsão é que, no ano que vem, a internet alcance uma fatia de 17,1% do bolo mundial contra 19,4% dos jornais. Curiosamente, a previsão para o desempenho da televisão é a de que seu faturamento publicitário deverá crescer ainda mais, ultrapassando os 40% de participação no bolo mundial.
Para se ter uma base de comparação, no Brasil o cenário é ainda mais favorável à televisão. Em 2009, mais de 60% de todo o dinheiro destinado à publicidade na mídia brasileira foi parar no caixa das emissoras de TV aberta. Por aqui, a internet ainda tem apenas 4,3% de participação.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
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