segunda-feira, 27 de julho de 2009

NY, NY: Onde as marcas ousam

Nova York, além de todo o charme cosmopolita, é excelente observatório para marqueteiros e publicitários que pretendem estar em contato com o novo. Com a Madison Ave. logo ali (endereço-símbolo da publicidade americana, a maior do mundo), podemos entender por que encontramos ações não-convencionais a cada esquina. Ideias ousadas, coisa que demora a chegar por estas terras do sul. Lá, porém, parecem ter saído do forno; experiências que, por si só, já valem a viagem. Algumas delas consegui registrar. Esta é uma ação não tão original (ver exemplo Rona-Apple abaixo), porém ainda não havia visto pessoalmente. Dois outdoors se comunicam: a modelo da Vivienne Tam leva o braço até o painel acima e toca na tela do novo computador da HP - tudo para destacar seu principal atributo: o monitor sensível ao toque! Algo do gênero fez a Rona, aproveitando-se do painel que divulgava a nova geração do iPod Nano. A varejista "de quinquilharias" recolhe, entre outras coisas, latas de tinta usadas, tudo para evitar danos ao meio-ambiente: "Nós recuperamos as sobras da pintura", é o que diz o texto em francês. A ação ocorreu, se não me engano, no Canadá. Na faculdade, ouvia dizer que atmosfera (no ponto-de-venda) é mais importante do que mídia. Algumas empresas confirmam a lição quando criam lojas que mais parecem parques de diversão. Na da M&M, acima, há tubos transparentes que vão até o teto, cheios do confeito de chocolate, prontos para serem abertos (como uma torneira) e correr para dentro de um saquinho plástico. E dá mesmo maior vontade de comprar, só para ver os M&Ms escorrerem pelo tubo. A loja conceito da Apple é outra tentação. Trata-se de um cubo de vidro com uma escada em espiral e um elevador que nos leva ao grande salão subterrâneo. Lembra a pirâmide do Louvre, também de vidro e que serve de entrada para o museu. No salão, os produtos são espalhados em mesas para a experimentação dos clientes. A Nike também tem sua concept store, ali, pertinho da Apple. Dela, destaco a ideia "verde" de disponibilizar uma cesta para que os clientes depositem tênis velhos (de qualquer marca), para a reciclagem do material.

5 comentários:

tima disse...

você reparou que em todas as lojas de doce lá toca uma música que fala o tempo todo "I love candy"

Pepê Lopes disse...

não reparei, sério? isto é o neuromarketing... tem gente q acha anti-ético, de certa forma a má fama da publicidade vem daí (ao tentar fazer a coisa subliminarmente) =p

Flávia Araujo disse...

essa do ipod eu não tinha visto... e tb não reparei na música, fatima... bjss

tima disse...

pois é.. a gente ouviu isso nas lojas MM, Hersheys e numa outra mais afastada que só vende doce.. inclusive do harry potter uhauahua

Pedro Paulo de Moraes Lopes disse...

q medo rs

 
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