sexta-feira, 25 de setembro de 2009
A onda dos flashmobs
A agência Zign, responsável pela divulgação de vários artistas da SonyBMG, colocou centenas de pessoas para dançar nas areias e no calçadão de Ipanema, no dia 12/09. O flashmob teve como objetivo promover a cantora Ciara e seu novo hit "Love Sex Magic".
Trezentos bailarinos coreografados por Jaime Arôxa espalharam-se pela praia, "à paisana", misturando-se aos frequentadores comuns. Assim que o som começou a sair das caixas (escondidas), a turma se juntou numa dança animada e contagiante. Gente que passava pelo calçadão parou para assistir e quem estava no meio da agitação acabou sendo levado "pela corrente". No final, filma-se, fotografa-se e viraliza isso tudo. É a onda do flashmob: está tudo ordinariamente no seu devido lugar, quando, de repente, pessoas que pareciam não se conhecer começam a agitar-se (coreografadas ou não), formando um todo ritmado, quebrando a regularidade, chamando a atenção. Minutos depois elas voltam ao normal, cada um retoma seu rumo. Fica a surpresa, a impressão pela quebra da rotina e - o mais importante - o registro em alguma máquina digital ou celular.
Abaixo, outros casos de flashmobs.
O mais famoso: ação da T-Mobile numa estação de trem de Londres, como parte da campanha "Life's for sharing", em janeiro de 2009.
Uma do Improv Everywhere, grupo de pessoas cujo lema é "we cause scenes": neste caso, o flashmob é justamente o contrário da habitual dança coletiva - mais de 200 pessoas simplesmente combinaram de brincar de estátua, na Grand Central Station, em Nova York. Não tem como ignorar! Reparem no cara do caminhãozinho querendo passar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
to vendo como se trabalha... te liguei essa hora e vc disse que estava fazendo um trabalho... sei sei... deixa de ser mentiroso...
Mas foi trabalhoso fazer esse post! =p
Postar um comentário