quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Identidade de marca: McDonald's é verde

Não é de hoje que a rede de fast-food McDonald's se esforça para transmitir uma imagem ligada à saúde, ao bem-estar físico e à responsabilidade social e ambiental. Definir novas orientações de identidade de marca não é tão difícil, o problema mesmo é fazer com que o público perceba esta transformação. É aí que reside a diferença entre identidade e imagem. E no caso do McDonald's, não sei dizer se esta última já anda em sintonia com a primeira. Fato é que não falta empenho por parte da empresa.

A nova cartada - e uma das mais radicais - foi trocar o vermelho tradicional pelo verde no logotipo e nas fachadas das lojas. Pelo menos assim começa a ser na Alemanha (primeiro país europeu a empreender a mudança - onde mais seria, a propósito?). Até o fim de 2009 cem restaurantes da cadeia vão trocar de cores. Algumas franquias no Reino Unido e na França já estão fazendo o mesmo. Não há, porém, indícios de que a ação será repetida fora da Europa. Vale lembrar que trabalhar com identidade é, também, se adequar a culturas locais. Na Europa, sabemos, a questão ambiental é prioritária e a sociedade pressiona governos e empresas por iniciativas verdes, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Assim, faz sentido ficar verde lá e permanecer vermelho por aqui - por enquanto.
 

2 comentários:

Mariana disse...

Daqui a pouco eles oferecerão nutricionista e medição de colesterol ao vivo e a cores para os clientes...rs

Pedro Paulo de Moraes Lopes disse...

pois é, mesmo assim ainda haverá um grupo resistente que continuará acreditando que o hamburguer é feito de minhoca e a lembrar o Super Size Me... enfim, para grandes marcas grandes desafios! ahahaha

 
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