sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Clonagem de marcas: o atalho do branding

Passeando pelo Jardim Oceânico, eis que observo o letreiro de um botequim: Pé na Jaca. O nome, em si, não tem nada de mais - expressão corriqueira, associada ao fato de exceder os limites, geralmente usada quando comemos ou bebemos demais da conta. É provável que, ao dobrar a esquina, eu já não me lembrasse de como se chamava o boteco. Isto se... não se tratasse de uma marca clonada. Se rodarmos esse brasilzão encontraremos uma porção delas. Na Barra tem pelo menos duas. Além de Pé na Jaca, há a concessionária Américas.

A vantagem de se clonar uma marca? Ora, de cara você já consegue um lugar garantido na mente do público, sem precisar gastar com comunicação, mas aproveitando-se do fato de ele já ter visto aquela marca em algum lugar... Se a referência já existe, colar-se a ela é o caminho mais curto para ser lembrado. E as referências, nestes casos, são nada mais nada menos do que produtos culturais - novelas! - cujos nomes e logos vemos à exaustão durante sete, oito, nove meses. Contratar um especialista em branding? Pra quê?

O botequim Pé na Jaca: e não é cenográfico.



















O Clone da América: é pra deixar até Gloria Perez confusa.

Indiscreto: a profissão mais antiga do mundo

De médico, louco e publicitário todo mundo tem um pouco. Os lambe-lambes estão aí para provar. A verdade é que, embora muitos profissionais da classe se sintam semideuses, não há nada mais trivial do que fazer publicidade.

 

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quem te viu quem te vê

Há um ano os cursos Britannia levavam ao ar uma campanha muito ruinzinha, que mereceu inclusive comentários negativos neste blog, relembre. Para minha surpresa e felicidade (porque fico feliz quando vejo propaganda boa na TV), a empresa está com um filme novo - e excelente! Ideia simples e barata, como aquele de um ano atrás, porém, dessa vez, inteligente. Uma voz feminina repete "cloud", enquanto vemos o desenho de uma nuvem sobre uma folha de papel, tal qual um livro didático. Vira-se a folha e surge o desenho de um sol, e a voz da professora diz "sun", e repete, com mais entusiasmo, "sun!", e de novo "sun!!!". Em seguida, corta para cena de um noticiário meteorológico, em que o locutor descreve em real english a previsão do tempo (o que significa informação mais complexa passada num ritmo mais veloz... exatamente como é na vida real) - "o mundo é mais complexo" ou algo parecido é o texto que entra em seguida. Gostei.
.
E a campanha tosca da vez fica por conta da rede de lojas de informática Promoinfo. Veja os filmes abaixo. Será que daqui a um ano eles se redimem? Vamos esperar.
.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Na rede: o milagre da multiplicação... de Michael Jackson

Muito legal a performance de Sam Tsui e a ideia de seu colega Kurt Schneider. É isso: coisa boa below the line e produzida por gente como eu e você. Vale conferir.

O (último) Dia no Bolão: O campeão do Bolão também fala espanhol - Reinaldo

Holanda 0 (0) x 0 (1) Espanha
.
Antes de começar a grande final entre Holanda e Espanha, o campeão do Bolão já estava decidido. Reinaldo apostou no empate e, com isso, ele já garantia 102 pontos (pelo tal "palpite estimulado"), tornando-se matematicamente "inalcançável". Mesmo que Vilela cravasse (lançou 1 a 0 Espanha), faria 408 pontos e não conseguiria reverter a vantagem de 383 pontos que o líder levou para o último jogo da Copa. Reinaldo começou a toda, cravando os dois primeiros jogos do Mundial, conseguiu se manter por alguns dias entre os primeiros colocados mas depois caiu, chegando a estar perto do último lugar. No entanto, a fase mudou quando a Copa mudou de fase. O excelente aproveitamento no mata-mata fez com que o palpiteiro reagisse de forma espetacular, tomasse a ponta e levasse o prêmio. Dois jogos decisivos para esta conquista: Holanda x Brasil, quando foi o único a apostar na vitória holandesa, e Argentina x Alemanha, quando integrou a minoria que apostou em Muller e cia. Carlton e Pato também apostaram no empate entre Holanda e Espanha e levaram 306 pontos cada. Os demais não pontuaram. Reinaldo, venezuelano de Caracas, é o campeão do Bolão 2010. Carlton ficou com a prata e Vilela com o Bronze.
.
Até 2014!

sábado, 10 de julho de 2010

O Dia no Bolão: Reinaldo só pode ser batido por Vilela

Uruguai 2 x 3 Alemanha
.
Agora só resta um jogo, a grande final. Depois da disputa - recheada de gols - pelo terceiro lugar do Mundial, apenas dois palpiteiros seguem com chances. Um deles é Reinaldo, implacável ao longo de toda a fase final e líder absoluto. O gol de Khedira faltando 8 minutos para o fim do tempo regulamentar acabou com as chances de Carlton e Johnny, que apostaram no empate. Se Forlan acerta aquela falta aos 47 do segundo tempo, a dupla voltava à ponta. Mas a bola bateu na trave e liquidou qualquer possibilidade de reação no jogo de amanhã. Reinaldo, que chegou a liderar o ranking no início da Copa, caiu vertiginosamente ao longo da primeira fase, mas com uma recuperação espetacular voltou à 1ª posição na hora certa e hoje tem 383 pontos de vantagem para o 2º colocado. O vice é Vilela, que frequentou a meiuca da tabela durante a maior parte do tempo e cresceu no fim. Só ele pode tirar o prêmio de Reinaldo. Rudy cravou o placar de hoje e deu um belo salto. Amanhã, 408 pontos em disputa. Depois, só daqui a 4 anos.
.



quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Dia no Bolão: Só João pontua no pelotão da frente e sobe para o 3º lugar

Espanha 1 x 0 Alemanha
.
Dos 11 palpiteiros experts (depois de 62 jogos a turma já está calejada), apenas 3 apostaram na vitória da Espanha sobre a Alemanha. Os outros oito previam Klose e cia. na finalíssima de 2010. Melhor para a minoria. Destes três, dois já não têm chances de levar o Bolão: Flavinha Nunes - nossa lanterninha cativa rs - e Tiago, que me confessou todo o respeito que possui pelo polvo Paul e decidiu ir na dele. Antes eu tivesse acreditado no polvo também. Lá em cima, quem se deu bem foi Johnny, que apostou 2 a 1 Espanha. Com o resultado, pulou de 5º para 3º e encostou em Reinaldo, nuestro líder. Matematicamente, os cinco primeiros ainda podem levar o prêmio. Flavinha deu adeus hoje. A máquina de fazer gols da Alemanha também, perdendo o jogo para a econômica Espanha - de 1 a 0 em 1 a 0 a Fúria chegou!
.
Faltam 2 jogos! Uruguai ou Alemanha (3º lugar)? Holanda ou Espanha? Neste último caso uma coisa é certa, desta vez um deles NÃO vai morrer na praia!
.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Dia no Bolão: Só seis continuam na briga

Uruguai 2 x 3 Holanda
.
A vitória da Holanda sobre o Uruguai fez com que a maioria pontuasse. Só Tiago e Flávia Nunes apostaram no triunfo da Celeste. Flavinha já segura a lanterna há alguns dias (e terminará com ela na mão, pois só há mais 1.188 pontos em disputa), Tiago, porém, levou um tombo de três posições (da sétima para a 10ª). Vilela, Pato e João torciam para um empate, e até a metade do 2º tempo estavam se dando bem. Mas aí veio o gol de Sneijder: 2 a 1. Carlton cravava até o minuto seguinte, quando Robben ampliou. E aí era Reinaldo, já líder, que acertava sozinho o placar. Mas Maxi Pereira diminuiu nos acréscimos - 3 a 2. Ainda sim, Reinaldo ampliou em 31 pontos a diferença para Carlton, que roubou a vice-liderança de Vilela. Matematicamente, até Flavinha, em sexto lugar, tem chances de faturar o bolão. Daí para baixo, a turma cumpre tabela. O funil aperta na África e por aqui.

sábado, 3 de julho de 2010

O Dia no Bolão: Dupla Reinaldo-Vilela chega ao topo em escalada sensacional


Alemanha 4 x 0 Argentina | Paraguai 0 x 1 Espanha
.
Mais um dia espetacular nesta que é uma das melhores Copas que eu já vi. E tão emocionante quanto a disputa pela taça na África, é o nosso bolão! Peguem os últimos cinco posts e reparem na classificação. Reinaldo e Vilela vieram subindo, subindo, juntos, e hoje alcançaram a liderança e a vice-liderança do ranking, respectivamente. Os dois cravaram a vitória da Fúria por 1 a 0. Para Carlton e Johnny ficou faltando um golzinho espanhol, talvez o de pênalti. Para Pato, fizeram falta as duas cobranças desperdiçadas, já que lançou 2 a 1 para a Espanha. Melhor para Reinaldo, que também acertou o resultado de Alemanha e Argentina e se firmou na ponta, com 166 pontos à frente de Vilela. João caiu para o 5º lugar e completa o pelotão de frente. Faltam 4 jogos e é provável que o título do Bolão fique entre os cinco primeiros colocados hoje. Reinaldo, Vilela, Carlton, Pato ou João? A briga segue emocionante.
.
Cravaram:
> Paraguai 0 x 1 Espanha
Reinaldo e Pato 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Dia no Bolão: Carlton retoma a ponta; Vilela e Reinaldo não param de subir

Holanda 2 x 1 Brasil | Uruguai 1 (4) x 1 (2) Gana
.
Hoje foi certamente o dia mais emocionante da Copa até agora. Dois jogos eletrizantes e troca de posições no ranking. Faltam 6 jogos! Reinaldo cravou o resultado de Holanda e Brasil - ele não só apostou contra a nossa seleção como acertou o placar! Pois é, a seleção é nossa, não dele. O mais brasileiro dos venezuelanos, porém, admitiu que se enganou na hora de lançar o palpite e que sua intenção era apostar na vitória do Brasil. Feliz engano. Para completar, acertou também o empate entre Gana e Uruguai e pulou para a vice-liderança do bolão. Reinaldo, que no início da Copa habitou por alguns dias a dianteira, não voltou ao pelotão de frente sozinho. Vilela veio junto e alcançou sua melhor colocação desde que a disputa começou: o terceiro lugar. Vilela acordou na hora certa e está mais do que na briga. Ele e Carlton cravaram Uruguai 1, Gana 1. Como João jogou suas fichas na vitória da Celeste, Carlton retomou a liderança, atingindo a marca dos 5 mil pontos. Pato, em dia ruim, caiu para a 5ª posição. Johnny agora é o quarto.
.
Amanhã, mais emoção nos espera. Alemanha ou Argentina? Façam suas apostas.
.
Cravaram:
> Holanda 2 x 1 Brasil
Reinaldo
> Uruguai 1 x 1 Gana
Carlton e Vilela


terça-feira, 29 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Vilela acorda e alcança o pelotão da frente


.
Paraguai 0 x 0 Japão | Espanha 1 x 0 Portugal
.
Ninguém cravou os dois placares de hoje, mas Vilela e Reinaldo acertaram os resultados, levaram 504 pontos cada e entraram pra valer na disputa pelo Bolão da Copa. O golzinho de Villa para a Espanha fez com que João se descolasse de Carlton (2º), em má fase. Uma parte do grupo lançou 2 a 1 para a Fúria, a outra parte, em cima do muro, torcia pelo 1 a 1. Restou aos que apostaram no empate 84 pontinhos de consolação. Renata e Tiago perderam a dianteira, ultrapassados por Vilela e Reinaldo. Pato colou em Carlton. Camila, mesmo acertando o resultado do clássico ibérico, não ultrapassou ninguém. E a maré para Flavinha Nunes não anda muito boa - a única a apostar na vitória de Portugal continua na longínqua 11ª posição. A Copa retorna na 6ª, com o início das quartas de final: Brasil x Holanda e Uruguai x Gana. Faltam 8 jogos para sabermos quem leva o Bolão! A disputa está emocionante! (e isto não é papo de publicitário rs É sério! Dá gosto de ver - e de jogar!)
.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Johnny chega à liderança com boa arrancada

.
Holanda 2 x 1 Eslováquia | Brasil 3 x 0 Chile
.
Alguns dias atrás, João era 11º colocado - último, em outras palavras. Hoje, após cravar o placar de Holanda e Eslováquia aos 48 minutos do segundo tempo, Johnny tomou de Carlton a ponta da classificação. Faltam 10 jogos para o fim da Copa. Quem leva o caneco lá? E quem leva o prêmio aqui? Pato manteve-se na 3ª posição, e diminuiu a diferença para Carlton, agora em 2º lugar. Renata ousou apostar na Eslováquia e perdeu o quarto lugar para Tiago, que também cravou os 2 a 1 e entrou definitivamente na briga. Vilela teve bom desempenho, alcançou a marca dos 4 mil pontos e pode se considerar no bolo. Os 3 a 0 do Brasil sobre o Chile fez com que Rudy cravasse sozinho e ganhasse a posição de Reinaldo - ambos, que já se revezaram na liderança, brigam hoje na parte de baixo. Dá pra reagir? João provou que sim, dando fim ao longo reinado de Carlton. Amanhã, dois "jogos incógnitas", sinal de que surpresas podem pintar.
.
Cravaram:
> Holanda 2 x 1 Eslováquia
João e Tiago
> Brasil 3 x 0 Chile
Rudy



domingo, 27 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Copa entra na quinzena final com 4 palpiteiros no pelotão de frente


Alemanha 4 x 1 Inglaterra | Argentina 3 x 1 México

Teve de tudo nos dois jogos de hoje: a melhor média de gols em um dia, dois erros grosseiros de arbitragem, golaços e o acirramento na disputa pelo título do Bolão. Faltando 12 jogos para o fim da Copa, a distância de Carlton para o 2º lugar caiu de vez: 133 pontos. Johnny, que cravou os 3 a 1 dos hermanos sobre os mexicanos, pode roubar a liderança a qualquer momento. O pelotão de frente ainda tem Pato, em 3º, com 329 pontos atrás do líder, e Renata, que deixou escapar a vice-liderança hoje, com 356 pontos de distância. Tiago, que conseguiu bela recuperação nos últimos dias, já está um pouco mais atrás, em 5º, a 615 pontos do topo. Isto não quer dizer que o Bolão já tem seus "semifinalistas". Só amanhã estarão em disputa 648 pontos, e os 4 jogadores que se destacam hoje na dianteira não podem vacilar. Além de João, Vilela também cravou o placar do confronto latino-americano e encostou em Flavinha, 6ª colocada.


sábado, 26 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Em dia perfeito, Renata chega ao 2º lugar

Dois jogos, duas cravadas. Renata levou 600 pontos com palpites certeiros, ultrapassou Flavinha, Pato e João e assumiu a vice-liderança do Bolão. Carlton e Rudy pareciam ter combinado: foram os únicos a apostarem no empate entre Coreia do Sul e Uruguai e na vitória de Gana sobre os EUA. Por pouco a dupla não se deu muito bem. O problema é que, em bolões, "por pouco" não conta. Resultado: a vantagem do líder para o segundo colocado diminuiu e Rudy atingiu sua pior posição desde o início da Copa - o penúltimo lugar. A briga no pelotão de frente esquenta. Amanhã, Alemanha x Inglaterra pode mexer ainda mais na classificação, dependendo dos palpites. E quem vai ousar apostar no México contra a Argentina? A hora é agora.

O Dia no Bolão: Carlton vai para fase final com boa vantagem

O empate entre Brasil e Portugal fez com que apenas Reinaldo e Flavinha Nunes pontuassem, mas não foi o suficiente para que eles se descolassem da rabeira. Tiago caiu para a penúltima posição: poderia estar melhor se o Chile tivesse batido a Espanha - ele foi o único a apostar na vitória dos sul-americanos. Na vitória da Costa do Marfim, todo mundo pontuou. Barbada. Já Suíça e Honduras travaram um duelo aberto, cheio de oportunidades para ambos os lados. Se o lado suíço tivesse aproveitado as chances, faria felizes 10 dos 11 palpiteiros. O 0 a 0, no entanto, só agradou a Carlton, que cravou o placar e foi o único a pontuar com o resultado, fechando o dia mais líder do que nunca. Pato recuperou duas posições e voltou ao 3º lugar. João mantém-se firme na 2ª posição, agora, porém, um pouco mais distante do topo. Que venham as oitavas! 

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Rodada de surpresas "achata" o ranking


Ninguém apostava na vitória da Eslováquia e na consequente eliminação italiana. Resultado: uma chuva de zeros. Mas houve quem ousasse em outros jogos. Pato foi o único a acreditar em Camarões contra a Holanda (1 a 0), e acabou pagando caro - os laranjas ganharam e Pato caiu para 4º lugar. João teve outra sorte: votou no Japão quando todos apostavam na Dinamarca. Japão 3 a 1, classificado para as oitavas. E João, em mais um ótimo dia (também foi o único a apostar no empate entre Paraguai e Nova Zelândia), alcançou a vice-liderança do bolão. Para quem há uma semana era o último colocado, nada mal. Cravaram: Reinaldo, Camila, Flávia e Renata (Holanda 2 x 1 Camarões). Após um dia de "surpresas", a diferença de pontos entre os participantes diminuiu ainda mais. Entre Camila (10ª) e João (2º), há apenas 607 pontos. Sinal de que a briga pode esquentar nos próximos dias.
.
E amanhã: Brasil ou Portugal? Chile ou Espanha?
.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Depois da tempestade, a calmaria.

Poucos movimentos no ranking: destaque para Vilela, que conseguiu sua primeira cravada - Inglaterra 1 x 0 Eslovênia - e ganhou três posições, deixando Reinaldo e Camila na rabeira. João alcançou o 5º lugar, seu melhor posto até aqui, enquanto Tiago foi quem sofreu a maior queda: a aposta nos empates entre Gana e Alemanha, e EUA e Argélia não aconteceram (por pouco), e Tiagão ficou pra trás. Os 4 primeiros se mantiveram. Carlton, Pato e Flavinha conseguiram cravar uma vez e seguem firmes no topo.
.
Quando os jogos têm favoritos bem definidos - como hoje - é natural que haja poucas alterações, pois todos apostam nos mesmos times. A saída para quem está atrás é arriscar e apostar na zebra. E a zebra acontece, como aconteceu hoje: Austrália bateu a Sérvia e ninguém pontuou (Vilela levou algumas migalhas pelo "palpite estimulado"). Amanhã temos pelo menos um "jogo incógnita": Dinamarca x Japão. Será que o ranking chacoalha de novo?
.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Dia no Bolão: Sacudiram o Ranking!

O pelotão com Rudy, Camila, Reinaldo e Vilela perdeu a dianteira para o trio Renata, Tiago e João (4º, 5º e 6º lugares, respectivamente), no primeiro dia de jogos decisivos da Copa. Renata, mais inspirada do que nunca, subiu cinco posições e está a poucos pontos de Flávia, em 3º. Carlton mantém a ponta, com Pato na cola. Após esta segunda-feira, fica uma certeza: muita coisa ainda pode acontecer, a cada dia que passa o acerto vale mais pontos e quem hoje é lanterna (Flavinha Nunes! rs), amanhã pode aparecer no pelotão de frente. Já dizia a máxima: "o jogo só acaba quando termina!". Até lá, fiquem atentos aos palpites! Que vença o melhor.
.
.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa 2010: A música e O comercial

É de arrepiar a música da Copa do Mundo 2010. Me parece que o hino oficial é outro, Waka Waka, cantado por Shakira. Mas Wavin' Flag certamente é a que vai ficar nas nossas cabeças e corações, grudada que nem chiclete. A música é do "cantor, compositor e poeta" somali K'naan. O clipe também é emocionante, vale conferir!
.

.
E a Nike, hein? Oito anos depois de "A Little less conversation" e o filme para a Copa 2002, a marca arrasou mais uma vez. Com Alejandro González Iñárritu na direção não poderia ser diferente também. Simplesmente o melhor filme publicitário da Copa 2010. A essa altura você já deve ter assistido, mas eu não poderia deixar de publicá-lo aqui.
.

.
É isso. Amanhã começa a maior festa do futebol. Boa Copa do Mundo para vocês!

domingo, 6 de junho de 2010

Indiscreto: da nuvem em forma de boneco ao "estranho objeto" no painel do Zona Sul


Olhem com atenção e tentem encontrar um boneco sorridente e bochechudo, quase o Fofão, no céu da última segunda-feira. No final do post vocês têm a resposta.



Por falar em boneco, vejam como a criatividade pode transformar (para melhor) o visual de nossas calçadas mal cuidadas. E um frade vira playmobil...

Reparou no táxi da foto acima? Seria mais um na frota da...

OXENTE Rádio Taxi? Oxente? É isso mesmo... Os nortistas "cariocas" estão mais organizados e motorizados do que nunca!




O que será aquele objeto no canto inferior direito dos novos painéis do Zona Sul? Um pássaro? Um avião? Não... É a Cidade da Música! Mas o que a obra mais infame dos últimos tempos está fazendo entre os cartões postais do Rio? Seria o ex-prefeito sócio da empresa? Pode ser que, um dia, o equipamento se torne ponto turístico da cidade, hoje, porém, não passa de um elefante branco e feio.

E aí, encontraram? Olha lá: olhos, bochechas, nariz, a boca aberta e até os dentes da frente! rs

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O álbum da Copa das Havaianas

Eu não tenho muitos ídolos. Admiro, simplesmente, o trabalho de alguns cineastas, músicos, atores e empresários. Admiro o jeito de ser e pensar de algumas pessoas que conheço ou conheci ao longo da vida. É admiração, não FANatismo. Nunca fui de idolatrar ninguém ou defender passionalmente uma ideia ou marca. Confesso, porém, que as Havaianas têm feito muitos e bem-sucedidos esforços para me conquistar.

Não falo dos seus filmes, que nos divertem com inteligência e leveza há alguns anos... Indiscutivelmente um sucesso que daqui a décadas entrará para o rol de clássicos da nossa propaganda. É publicidade da melhor qualidade. E os anúncios de página dupla nas revistas por aí? Visualmente cativantes, com uma direção de arte impecável que valoriza o produto ao extremo, provoca nossos sentidos e atiça os colecionadores de plantão a juntá-los como se fossem obras de arte.

Agora, o que de fato me balançou: a marca acaba de lançar um álbum de figurinhas (antenados, não?) encartado em algumas revistas da Editora Abril (eu recebi pela Superinteressante). Em vez de fotos dos jogadores da Copa, os cromos trazem todos os modelos de sandálias da nova coleção "Havaianas Teams" (aquelas que aparecem no comercial com Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo - outro ótimo filme!). Uma bela sacada para apresentar a coleção e tentar-nos a comprar todos os modelos! Interatividade, design, pertinência, timing... enfim, a ação é muito boa! A proposta é simplesmente apresentar a linha. O segredo está em como fazê-lo. Golaço das Alpargatas. Você não gasta para completar o álbum - os cromos serão distribuídos com o jornal Destak (gratuito) em oito datas de maio e junho. Se você não conseguir completá-lo, pode obter as figurinhas restantes de graça, tudo explicado na última página do livro ilustrado -, mas provavelmente gastará com sandálias de borracha o que nunca imaginou gastar.





























quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontros e desencontros com a língua portuguesa


Este é um dos erros mais comuns da nossa língua: muita gente, mas muita gente mesmo, usa a expressão "de encontro a", que exprime discordância, quando quer expressar concordância. Neste caso, o certo seria usar "ao encontro de". Em resumo: "Vou de encontro a..." = "Sou contrário a / Discordo de"; "Vou ao encontro de..." = "Concordo com / Sou favorável a...".

Porém, tudo se agrava quando o deslize ("deslize" é para pegar leve) aparece em um dos canais jornalísticos mais acessados da internet: o portal Globo.com. No texto, o lateral do Vasco, Elder Granja, "concorda" com Gaúcho, até anteontem técnico do time - veja no subtítulo. No texto, entretanto, o jornalista escreve que o jogador "foi de encontro às palavras do treinador".

Não é difícil: quando se vai "de encontro", pressupõe-se um choque (divergência de sentidos) - imaginem que uma pessoa está correndo para a direira e outra para a esquerda. Uma vai de encontro à outra e SE CHOCAM. Quando se vai "ao encontro", deve-se imaginar que uma pessoa está correndo para a direita e a outra, também correndo neste sentido, consegue alcançá-la, e as duas passam a correr lado a lado.

Pior do que este erro, só há um - o mais popular de todos! O terrível "VIM", quando o certo é dizer "VIR". "Você vai vim amanhã?", "Sim, eu vou vim." Peraí cara-pálida! Afinal, você vai vir ou já veio? Porque VIM é passado simples do verbo "Vir" na 1ª pessoa do singular.

Que VENHAM melhores dias para nosso belo, porém esculachado, idioma!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

De repente... É Copa do Mundo de novo!

Há quatro anos, eu e meus amigos fizemos esse videozinho para um trabalho da faculdade. O cliente: a Fifa; o produto: a Copa de 2006... Time flies! (Mas o Malta continua com a mesma cara...)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bolão Pepê da Copa do Mundo: é hora de chutar!

Está na hora de esquentar as vuvuzelas, meus amigos! A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho, ao meio-dia, com o clááássico México e África do Sul! Deboches à parte, confesso estar animado - não necessariamente com nossa seleção, mas com a competição em si. Tem tudo para ser uma bela festa, com belos jogos e um show de imagens, inclusive em 3D! Que venha a Copa 2010! Estamos com sede de bola.

Enquanto aquecemos os corações para o próximo mês, é hora de dar palpites. Em breve, vou convidá-los para o Bolão da Copa do Mundo! E ao longo da competição, postarei aqui os resultados do campo e da torcida. Boa sorte!
 
eXTReMe Tracker