terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Marketing: As 5 regiões do Brasil na visão das empresas (que fazem pesquisa) - Sul

Continuação...

Curitiba

SUL

BAIRRISTAS
Aquela história de que gaúcho só gosta do que é de sua terra tem um fundo de verdade - e se estende aos vizinhos sulistas. Na Região Sul, a compra de produtos vindos de outros estados acontece mais por necessidade. As classes A e B consomem mais as marcas regionais do que as nacionais. No resto do país ocorre o inverso: as marcas regionais - geralmente mais baratas - são compradas pelas classes C, D e E. Por isso, a Ambev promove a cerveja gaúcha Polar Export com um marketing bem bairrista: ela só é vendida no Rio Grande, tchê. Dessa forma, a Polar é patrimônio exclusivo dos gaúchos, do jeito como eles gostam.

EUROPEUS
Os sulistas mantêm hábitos e preferências de seus ascendentes europeus. É no Sul que a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, mais vende sua linha de fogões e eletrodomésticos embutidos. "Esse tipo de produto é muito forte na Europa, por isso achamos que o sucesso no Sul está ligado à influência europeia", diz Daniela Cianciaruso, gerente de marketing da empresa. Já a empresa catarinense Hemmer lançou uma versão forte e escura de sua mostarda, bem ao gosto do alemão.

LOUCOS POR CHURRASCO
Gaúchos e curitibanos fazem um churrasco por semana, em média. Dado importantíssimo para as construtoras. "Apartamentos sem churrasqueira não vendem no Sul", diz Andrea Bellinazzi, gerente de inteligência de mercado da Cyrela. E cada estado tem suas preferências - os curitibanos gostam de fazer churrasco na cozinha, os gaúchos preferem na varanda.

Próxima parada: Norte e Centro-Oeste

Texto ligeiramente adaptado. Super nº 275, de fev/2010

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker