quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Se beber, não case, vá ser jurado do Globo de Ouro

Não é que eu não tenha gostado do resultado do Globo de Ouro. De uma maneira geral, gostei. No entanto, a vitória de Se Beber, não Case na categoria Melhor Filme Cômico talvez indique que a HFPA tem a mesma intenção que a Academia: a de tentar alavancar a audiência de suas respectivas premiações nomeando filmes que foram hits de bilheteria - e não necessariamente bons filmes.
Se Beber, não Case (The Hangover) é a melhor comédia de 2009

Se Beber, não Case é engraçado, garante algumas risadas principalmente ao público masculino, e só. Levar o GO na categoria que um ano atrás premiou Woody Allen com Vicky Cristina Barcelona é sinal de que novos ventos sopram - e trazem cheiro de pipoca! Na minha opinião, encher as listas de indicados com títulos-blockbusters não fará o ibope subir.

A Academia, este ano, abre a categoria de Melhor Filme para 10 indicados (em vez de 5, como o habitual). Sinal de um impasse no reino de Hollywood: o tradicional júri quer continuar a indicar os dramalhões e os filmes de guerra, mas também precisa combater urgentemente a queda vertiginosa de audiência do evento. Acham que vão consegui-lo recheando a lista de nomeados com campeões de bilheteria - ano passado houve muitas críticas pelo fato de Batman - O Cavaleiro das Trevas ter ficado de fora dos 5 candidatos a Melhor Filme. De qualquer forma, Quem Quer Ser um Milionário?, grande vencedor de 2009, era um pipocaço e mesmo assim os números não se agitaram. Esta mudança de rumo me preocupa. 

Para mim, os motivos da baixa audiência são outros. Depois da internet e da TV a cabo, os que restaram em frente ao sofá para encarar três horas de um evento convencional não curtem Iron Man ou Sherlock Holmes, mas preferem as comédias cabeças e os dramas humanos. Meu medo é de que o cinema empobreça.
Elementar (?) meu caro Watson: Downey Jr. é o Melhor Ator Cômico por Sherlock

O Globo de Ouro também premiou, com muita justiça, o eco-sci-fiction Avatar: Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor. Vai ser difícil tirarem o Oscar de James Cameron e suas criaturas azuis. O filme é muito bonito e acho merecido o prêmio, menos pela história em si e mais pelo trabalho, pela vontade e o empenho de se fazer algo novo e pela insistência de Cameron em pensar grande. 

Meryl Streep levou o globo de Melhor Atriz Cômica por Julie & Julia - e salvou a minha noite. Este ano, sem Kate Winslet no meio do caminho, Meryl tem grandes chances de faturar mais um Oscar.

E não é que Sandra Bullock levou o prêmio de Melhor Atriz Dramática por Um Sonho Possível. Nem ela acreditou. Achei legal, gosto dela.
 Elenco de Avatar: Melhor Filme e Melhor Direção

Christoph Waltz garantiu o único globo dourado de Bastardos Inglórios por sua atuação como coadjuvante. Para mim ele leva também o Oscar. Favoritíssimo.

A Amor sem Escalas restou o prêmio de Melhor Roteiro, o que não é pouca coisa. Algo me diz que este será o filme para que vou torcer no Oscar... Não sei, afinal ainda há um montão para conferir.

Guerra ao Terror saiu de mãos abanando mas é nome certo no Top 10 da Academia. A lista sai dia 2 de fevereiro.

Em breve, os palpites para o Oscar. Clique aqui para ver todos os vencedores do Globo de Ouro.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker