segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Marketing: As 5 regiões do Brasil na visão das empresas (que fazem pesquisa) - Norte e Centro-Oeste

Brasília

Norte e Centro-Oeste

Desconhecidos
Apesar de ser a maior região do país, o Norte é uma área esnobada pelas empresas. É que tem tão pouca gente lá... só 7% da população. Empresas como Tecnisa e Nielsen, por exemplo, que costumam mergulhar no estilo de vida dos brasileiros, ainda não têm pesquisas regulares na região.

Estáveis
O Distrito Federal reúne muitos funcionários públicos. De todos os cargos do governo federal, 34% estão em Brasília. Para as empresas isso significa uma coisa: consumidores que não se preocupam com a possibilidade de perder o emprego. E que podem fazer compras grandes em parcela a perder de vista. Essa tranquilidade foi uma tábua de salvação para o setor de imóveis em 2008: a venda cresceu 25% no DF, mesmo tendo caído em mercados importantes como São Paulo, por exemplo.

Novos Ricos
Desde 2008, os moradores do Centro-Oeste têm a maior renda média do país (nenhuma fartura: R$ 1.261). É sinal de que o padrão socioeconômico por lá vem crescendo. E de que os consumidores começam a procurar por marcas mais caras. Na prática, isso significa que a população do Centro-Oeste tem substituído o desodorante spray por versões aerosol, mais caras. A venda de água em garrafinha cresceu 13% em 2008. O de vinho, 10%. Todos acima da média nacional.

Última parada: Nordeste

Texto ligeiramente adaptado. Super nº 275, de fev/2010

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker