domingo, 30 de novembro de 2008

Claquete: Vicky Cristina Barcelona

O último filme de Woody Allen, aquele com nome original e às vezes complicado - alguns trocam a ordem das palavras na hora de falar -, é para mim o melhor desde Melinda e Melinda (2004), na filmografia de Allen. Acho até melhor que Match Point (2005), seu maior sucesso nos últimos anos. Este é também um bom filme, também conta com a bela Scarlett Johansson e um roteiro bem interessante - mas, curioso, quando assisti pela 2a vez, há algumas semanas, na faculdade, achei menos do que tinha achado da primeira vez. Isto acontece. Pode acontecer com Vicky Cristina também, não sei.
Por ora, gostei muito. Não vou dizer aqui que se trata de um filme inteligente, pois dizer isto de um trabalho de Allen é chover no molhado. Se é para afirmar algo que seja, de fato, exclusivo, então digo que é um filme romântico. Mas saibam: é um romance no melhor estilo Woody Allen, o que quer dizer uma comédia dramática romântica. Entendo assim: Woody busca fazer de cada filme um ensaio qualquer sobre determinado tema. Se em Match Point o tema é sorte, em Vicky Cristina Barcelona, o roteirista usa o amor para falar de "insatisfação emotiva". Para isso, nada melhor do que um elenco caliente e uma cidade apaixonante. Se Barcelona é o cenário ideal, Penélope Cruz é a atriz perfeita. Maria Elena, sua personagem, é simplesmente maravilhosa, e Penélope justifica a indicação ao Oscar que recebeu por Volver - ela está demais. 
O triângulo formado por ela, o personagem de Javier Barden (Juan, ou seria "Don Juan", pois ele é o perfeito 'amante latino') e Cristina, personagem de Johansson, é o que tem de melhor na história. Quando juntos, a coisa funciona; sem Cristina, vai tudo por água abaixo. Nem Vicky (Rebecca Hall), aparentemente convicta de seus sentimentos, resiste ao charmoso Juan. E a história que Allen lhe reserva não é menos interessante. No fim, as americanas Vicky e Cristina, que chegaram em Barcelona para uma temporada de férias, saem de lá marcadas pelo sol mediterrâneo - muito mais por dentro do que por fora.
Agora é esperar para ver até onde vai Vicky Cristina Barcelona. Match Point conseguiu uma indicação de Melhor Roteiro Original no Oscar e de Melhor Filme no Globo de Ouro. Será que Vicky Cristina repete o feito, será que vai mais longe, será que nem vai? Dia 11 de dezembro é aberta a temporada de premiações, quando a HFPA anuncia os indicados ao Globo de Ouro. Veremos.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker