quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Claquete: Aberta a temporada de prêmios

Atenção cinéfilos do meu Brasil, está chegando a melhor época do ano. Em dezembro começam os rumores: saem as listas das associações de críticos de cinema dos EUA e são anunciados os indicados para o Globo de Ouro. Em janeiro, os globos são entregues, enquanto os sindicatos (de atores, roteiristas e diretores) anunciam seus preferidos. As especulações aumentam. Apostas. As grandes promessas começam a pipocar nas telas do Brasil, os oscarizáveis vão chegando a cada nova sexta-feira. Finalmente, ainda em janeiro, a Academia divulga a sua lista. Os Top 5 são conhecidos: saem os indicados ao Oscar. Em fevereiro, o último sindicato anuncia seus premiados e, dias depois, o Oscar é entregue.
 
Sim, eu sei, existem adoradores e adoradores. Os muitos que não se importam com os prêmios americanos, pouco se lixam para o que vem por aí. Vá lá, gosto não se discute e devemos respeitar. Mas para quem, como eu, simples mortal que gosta de acompanhar o que rola no mundo do cinema e pega a sua sessãozinha sábado à noite, estes três meses (dezembro, janeiro e fevereiro) são empolgantes. Ah sim, março ainda nos reserva uma saideira: afinal, sempre fica faltando assistir a um ou outro filme, e é quando geralmente os estrangeiros indicados estréiam por aqui.
Hoje, as primeiras listas foram anunciadas. Nesta 5a feira, dia 11, a HFPA (responsável pelo Globo de Ouro) revela a sua.
Li um tempo atrás que teríamos um Oscar mais pop em 2009. Os estúdios estão fazendo forte campanha para que os filmes de grande sucesso comercial apareçam entre os indicados aos maiores prêmios americanos. Quando falo em sucessos de bilheteria, estou falando em "pipocões" mesmo, como Batman - O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro, por exemplo. A "popularização" do Oscar visa a reverter um quadro crítico de diminuição da audiência do evento nos últimos anos. Sinceramente, creio que esta não seja a saída para a questão da baixa audiência. Se houver melhora, não deverá ser significativa. Quem me conhece sabe que eu não concordo com esta medida. Não que eu seja contra o cinema-entretenimento, pelo contrário, ele é importante para a sobrevivência financeira de alguns estúdios, o problema é que eles não costumam ser tão ricos em roteiro como são em efeitos visuais.
Além do mais, o Oscar está longe de ser prêmio para filmes-cabeça. Quando tem a oportunidade, a Academia acaba sempre optando pelo mais pipoca: por exemplo, em 2007, Os Infiltrados venceu Pequena Miss Sunshine, que tinha arrebatado a maioria dos sindicatos até então.
Ok, mas vamos deixar esta discussão de "Oscar Pop" para outro post. Eu só queria aqui deixar alguns nomes que, me parecem, vão longe.
:: Milk
:: Happy-go-lucky
:: O Curioso Caso de Benjamin Button
:: Frost/Nixon
:: Wall-E
:: Doubt
:: Slumdog Millionaire
Para a lista da HFPA que será anunciada nesta 5a feira, dia 11, eu aposto em 3 filmes na categoria "Melhor Filme - Comédia e/ou Musical": Queime depois de ler, Eu, meu irmão e nossa namorada e Vicky Cristina Barcelona.
É aguardar e conferir.
Sean Penn aparece como forte candidato aos prêmios de Melhor Ator por sua atuação em Milk

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker