domingo, 14 de dezembro de 2008

Jukebox: Elephant Gun

Beirut é o nome desta banda americana com 2 anos de estrada e dois álbuns lançados. Zach Condon (é esse mesmo o sobrenome do bandleader) é de Santa Fe, Novo México. Ele e seus parceiros fazem um som inspirado no que se ouve na região dos Balcãs, no Leste Europeu, que Zach visitou aos 16 anos.
Na realidade, Elephant Gun é a única música que conheço da banda, e não faz muito tempo que ela me apareceu. Gosto da música, guarda um encanto muito particular, passa uma idéia de celebração. O som do trompete talvez contribua para isto. O próprio clipe cumpre bem a tarefa de pôr em cena o que a música transmite: o êxtase, uma felicidade genuína, sei lá, é algo que se sente.
A canção está no novo trabalho de Luiz Fernando Carvalho, a microssérie Capitu, embalando a história de amor e ciúmes entre Capitu e Bentinho. O som do Beirut causou um frenesi em fóruns do Orkut, em blogs e no YouTube, assim que apareceu na história, diga-se de passagem, em uma das cenas mais bonitas que eu já vi na TV (assista abaixo). Todos queriam saber: "que música era aquela da cena do giz?" E que sequência tinha sido aquela? Apenas uma das dezenas de pérolas que Luiz Fernando e sua equipe (de cena e bastidores) produziram para o deleite do telespectador que acompanhou durante cinco dias a microssérie.
O talento de Michel Melamed (Bentinho adulto) eu já conhecia, mas quem mais me chamou a atenção foi o ator que interpreta José Dias: Antonio Karnewale, o cara deu um show na pele do "agregado", cúmplice de Bentinho. Outro que para mim encarnou perfeitamente o personagem, com toda a força que ele exigia, foi Pierre Baitelli, o Escobar. Todo o elenco estava afinadíssimo, o trabalho ficou sensacional e algumas cenas são simplesmente fodas: a do muro com Capitu e Bentinho ainda crianças, no 1º capítulo; a do enterro de Escobar e a da morte de José Dias no último capítulo; a do passeio dos casais pela praia do Flamengo; Bentinho falando no celular e o baile com os fones de ouvido também merecem registro.
 
Capitu foi um belo presente de Natal. Dom Machado ficaria orgulhoso.

2 comentários:

Flávia Araujo disse...

ainda não tinha visto esta cena, mto bonita... a música tb é mto legal! A microssérie foi ótima! Bjs

Pepê Lopes disse...

linda, depois procure a cena do muro! no 1o capítulo, sensacional... bjs

 
eXTReMe Tracker