quinta-feira, 30 de abril de 2009

Brand Experience: Flygbussarna e Fosters

Em tempos de aquecimento global, os carros estão mesmo em baixa, como podemos ver nestas duas ações (uma sueca e outra australiana), exemplos de marketing de experiência.
O negócio da Flygbussarna é fazer o transporte de pessoas até o aeroporto de Estocolmo, na Suécia. Para isto conta com sua linha de ônibus. E para atrair clientes, a Flygbussarna e a Acne Advertising tiveram uma brilhante ideia (confira o vídeo). O mais interessante, aqui, não é a guerrilha em si, mas a complementação da ação na internet, no hotsite criado para a campanha; é lá que eles nos convencem da vantagem de optar pelo transporte público, ao contar, em tempo real (acreditamos nisso), o número de carros que passam pela rodovia em direção ao aeroporto, comparando com o número de ônibus que seria necessário para levar a mesma quantidade de pessoas, bem como o volume de CO2 cuja produção seria evitada se todos fossem de busão.   
O próximo caso é menos genial, porém mais bizarro (ainda que em filmes de ação dos mais mentirosos aconteça com frequência). A cervejaria Fosters criou com a Clemenger BBDO uma promoção inusitada para a marca Carlton Draught. Um carro velho foi escolhido, em votação popular, para ser atirado de um helicóptero. O veículo-bomba deveria atingir um alvo de 1 km de diâmetro. A dona do carro escolhido, Gillian Wright, ganharia um outro novinho se sua lata velha acertasse o alvo. O responsável por disparar o carro de uma altura de 14.000 pés foi um outro participante da promoção, Bill Johnson, selecionado através de um rótulo premiado. Se Bill acertasse, levaria cem mil dólares australianos. A promoção chamou-se "Drop the bomb". Veja o que aconteceu:

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