sábado, 11 de outubro de 2008

Brand Experience: Deadline Express

Quem foi que disse que outdoors, frontlights ou backlights são mídias convencionais? A BBDO de Auckland, Nova Zelândia, provou que, com criatividade, qualquer billboard pode saltar da paisagem, ser capaz de agregar pessoas e gerar um enorme boca-a-boca.

Veja abaixo a ação que eles bolaram para uma empresa de entregas postais. A empresa chama-se Deadline Express e se posiciona como sendo extremamente responsável com relação aos prazos de envio. Ela nunca entrega depois da data prometida.

Esta ação é apenas um exemplo de Marketing de Experiência (ou Brand Experience) cujo objetivo é proporcionar uma interação mais prazerosa entre pessoas e marcas, fugindo do tradicional e saturado jeito "eu, empresa, falo; você, cliente, escuta". Ações deste tipo são caracterizadas, geralmente, por possuir algum tipo de interatividade, por utilizarem canais não-convencionais de exposição (é o caso da Guerrilha da HP, já postada por aqui) e por adicionar algum tipo de conteúdo, seja informativo ou de entretenimento.

Provavelmente vocês já vivenciaram ações de brand experience. Tim Festival, Coca-Cola Vibezone, Roda Skol são apenas alguns exemplos. Mas não são apenas eventos de grande porte e divulgação que geram experiência significativa. É exatamente isto que os neozelandeses provam neste case. Eles tomam uma mídia tradicional e usam o espaço para gerar experiência. Confiram e depois opinem. Ações de brand experience costumam mesmo dar o que falar, para o bem e para o mal. Eu, particularmente, achei sensacional.

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