segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

WWW = What a Wonderful World


No último sábado, minha irmã parecia mãe em sala de espera de hospital, aguardando ansiosa notícias sobre o estado de saúde do filho, na mesa de cirurgia. Seu iPod tinha deixado de ser reconhecido pelo iTunes. Resultado: ela não mais conseguia atualizar seu brinquedo com as novas músicas baixadas. Nesta história, o cirurgião era eu. E, no início, confesso que bati cabeça frente ao mistério. Meu iPod (uma versão mais moderna) tinha acesso ao iTunes. Por que o dela não teria?

Primeiro procedimento: o assopro. Peguei a extremidade do cabo USB que vai na base do aparelho e assoprei. Fiz o mesmo com o iPod. Reconectei e nada. Não, não tentei uma sacudida ou aquele tapinha milagroso. Me ocorreu, minutos depois, a solução. No início do mês eu havia feito a atualização do iTunes: do 8 para o 9. Era possível que a nova versão não reconhecesse os modelos mais antigos de iPod(vai entender!).


"Downgrade itunes" - digitei no Google. "Downgrade?", perguntou minha irmã. Expliquei o que era enquanto buscava, entre as referências que apareceram na página, a que me parecia a melhor. Clicamos sobre um vídeo, um garoto explicava em inglês o step by step. Seguimos suas indicações até o momento que descobrimos que elas só valiam para o Windows. Minha irmã achou graça do menino nos ensinando como fazer.

Voltamos aos resultados da busca do Google e entramos num chat. Lá encontramos mensagens de pessoas com o mesmo problema de minha irmã. Uma delas dizia "i'm sad...". Vivian gritou: "Viu? I'm sad também!", numa clara identificação com a usuária desconhecida.

Paramos sobre uma mensagem que dava o passo a passo para o downgrade. Antes de lê-la, decidi ir um pouco mais abaixo e logo tive a confirmação de que aquela era a melhor dica. Um dos recados posteriores começavam assim: "Gangsta Penguin... you are a genius!". All right, voltei ao Gangsta Penguin, segui seus passos, reinstalei a versão 8 e o iPod era novamente reconhecido. A cirurgia foi um sucesso. Vivian me abraçou e fez coro com outros usuários que, no mesmo fórum, criticavam a versão 9 do iTunes: "É uma porcaria mesmo!".
Mais tarde, naquele sábado, precisei dar um nó na minha gravata. YouTube. Aprendi a dar o nó simples (o que aparece acima é o semi-windsor) com um vídeo bem didático. Nos comentários, gente como eu postava palavras de agradecimento ao autor. Coisas do tipo: "Valeu, finalmente aprendi!", "Valeu, ajudou muito na minha formatura", "Só isso que eu precisava... Obrigado".

Neste dia comprovei o real significado do WWW.

2 comentários:

Flávia Araujo disse...

sério que o significado é esse?

Pepê Lopes disse...

oficialmente é World Wide Web... eu é que estou sugerindo um novo significado! =) t'm

 
eXTReMe Tracker