sábado, 13 de junho de 2009

Jukebox: Pra Ver Se Cola

Esta juke é especial. Em homenagem ao Dia dos Namorados, decidi pôr pra tocar um sucesso delicioso, de uma época em que os casais vintões de hoje provavelmente ainda não se conheciam, mas já dançavam em salões de festa Brasil afora.
A música é "Pra ver se cola", do Trem da Alegria. O vídeo mostra Juninho Bill e Amanda no Xou da Xuxa de 1989! Eu, por exemplo, tinha 4 anos. Para os apaixonados que foram crianças nos finais de 80 e início dos 90, é de morrer de saudade.
Há uns dois anos, fui ao prédio da Ágora, em Botafogo, para ver se arrumava um estágio. O edifício fica na esquina da Praia de Botafogo com a Marquês de Olinda. Neste dia, lembro-me que aproveitei para descer a Marquês até a esquina com a Muniz Barreto, lá ficava o colégio São Pedro de Alcântara, onde estudei de 1991 a 1993, dos 6 aos 8 anos. Guardo boas recordações. Falo dele pois o som do Trem e do Balão me remete a este endereço, entre outros, de minha infância.
Naquela tarde vivi uma experiência diferente. Boa porém triste. Era a primeira vez que voltava à calçada do antigo colégio, em frente ao Clube Sírio-Libanês, onde tínhamos aulas de natação - lembro que um inspetor saía à rua com uma bandeira vermelha na qual se lia "Pare", fechando o trânsito na falta de um sinal, e então passava a fila de crianças, mãos nos ombros do colega da frente, todos de roupão e touca! - O lugar virou condomínio com dois blocos, ou três, não sei. Olhei os prédios, contornei a esquina e encarei os fatos: meu antigo colégio havia sido varrido do mapa. Eu sabia que ele tinha mudado de endereço, me deram a notícia de que o SPA fecharia as portas quando eu ainda era criança, mas aquilo não me tocou muito à época. Depois de anos, porém, era como se roubassem parte da minha história. Alguns lugares deveriam ser mantidos para sempre na mesma esquina - colégios, por exemplo. Principalmente quando eles lhe trazem boas lembranças.
Rua Marquês de Olinda em 1905
O Sírio-Libanês continua lá. Atravessei a rua - só depois que o velho inspetor desfraldou a bandeira, é claro - e cheguei à entrada do clube. Havia uma catraca que me impedia de avançar, mas dava para perceber que pouca coisa mudara lá dentro. Uma vez, um destes episódios clássicos de jardim de infância me aconteceu: quando a turma se preparava para deixar o clube e voltar ao colégio, a professora me chamou a atenção por estar perdido na fila das meninas - desligado desde criança. Nunca concordei com esse negócio de separar garotos e garotas em duas filas. O pior mesmo foi aturar a gozação dos amigos.
Bons tempos aqueles em que Juninho Bill, Amanda e o resto do Trem faziam a Alegria da criançada na esquina da Marquês de Olinda com a Muniz Barreto
Marcelo Camelo (Los Hermanos), que também deve ter ouvido muito este som, fez uma versão curta e "non-official" de "Pra ver se cola". Clique aqui para conferir.

2 comentários:

Flávia Araujo disse...

te amo! feliz dia dos namorados!

Pepê Lopes disse...

Tb te amo =D

 
eXTReMe Tracker